emponderarjovensA Vice-ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, disse que o Governo de Moçambique está atento relativamente ao futuro dos jovens e grupos populacionais mais vulneráveis, principalmente na satisfação das suas necessidades básicas mesmo em situações de emergência.
Louveira falava em Maputo, na cerimónia de lançamento das celebrações do Dia Mundial da População que se assinala no próximo dia 11 de Julho.

Para a governante, a população jovem dos 0 a 35 anos de idade representa cerca de 80% da população moçambicana. Deste conjunto, maior atenção deve ser dada ao segmento populacional dos 0-14 anos de idade que representa cerca de 47% da população e coloca grandes desafios na provisão dos serviços de educação e saúde. Por outro lado, temos o grupo populacional na faixa dos 15 -35 anos de idade que representa cerca de 34% da população, o que coloca também desafios na provisão de oportunidades de formação e de emprego, sublinhou.

A Vice-ministra garantiu também que o Governo está comprometido com a agenda global sobre População e Desenvolvimento, com destaque para as questões relativas ao combate à pobreza, empoderamento da mulher, da rapariga e dos jovens em particular, a promoção da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens e Planeamento Familiar através do aumento do acesso e disponibilidade dos métodos anticonceptivos modernos, frisou.

emponderarjovens-1Por seu turno, a representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Andrea Wojnar reafirmou o compromisso das Nações Unidas de apoiar o Governo de Moçambique na consciencialização sobre as necessidades de empoderar as mulheres, raparigas e jovens durante a pandemia da Covid-19 para desacelerar e travar a propagação e fortalecer populações vulneráveis que já se recuperaram das crises humanitárias do ano passado. Vamos usar este dia, para reflectir sobre como salvaguardar os ganhos obtidos e manter o ritmo na busca pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, frisou Wojnar.