O Ministério da Economia e Finanças torna público o Relatório de Execução Orçamental, referente ao Primeiro Trimestre de 2020. A Execução Orçamental do Estado de 2020 neste trimestre, foi condicionado pela recondução do Orçamento de 2019, esteve ainda orientado para a implementação das acções dos primeiros 100 dias de governação tendo como objectivo central, a adopção de uma economia mais diversificada e competitiva, intensificando os sectores produtivos com potencial para elevar a geração de renda e a criação de mais oportunidades de emprego, sobretudo, para jovens.
A nível nacional, espera-se que a taxa de crescimento económico se mantenha em 2,2%, quando comparada a realização de 2019, sustentada fundamentalmente pelas actividades de reconstrução pós ciclones, a retoma da actividade dos sectores económicos e a materialização de diversos projectos ligados à indústria de gás natural na Bacia do Rovuma.
A execução do Orçamento do Estado de Janeiro a Março de 2020 reporta uma mobilização de recursos no valor de 76.014,7 milhões de Meticais, equivalente a 21,9% da previsão e uma realização da despesa total de 68.177,1 milhões de Meticais, correspondente a 19,7% do Orçamento Anual.
O nível de execução da despesa de funcionamento alcançou o equivalente a 25,8% do Orçamento para o ano, tendo o investimento atingido o correspondente a 5,6% do programado, sendo 5,8% na componente interna e 5,4% na componente externa.
Veja na íntegra o documento: pdf REO de Janeiro a Marco de 2020 (5.93 MB)