mocambique-odsMinistério da Economia e Finanças promoveu um Seminário de Reflexão sobre os desafios para o desenvolvimento nacional no âmbito da Agenda 2030, tendo em vista a definição de estratégias para conferir maior celeridade à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


O Secretário Permanente do MEF, Domingos Lambo, sublinhou durante a sessão de abertura a necessidade de busca de sinergias em todos os sectores do Estado que permitam a execução, com impacto positivo, dos 17 ODS de modo que Moçambique alcance, até 2030, índices satisfatórios das metas estabelecidas pelas Nações Unidas.


Domingos Lambo referiu ainda que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é o resultado de um acordo a escala mundial que visa eliminar a pobreza e percorrer um caminho sustentável rumo ao desenvolvimento inclusivo. "Queremos que este seminário induza uma discussão participativa que ajude a identificar as principais acções de políticas públicas que devem ser consideradas nos instrumentos de planificação estratégica nacional para entre outros, reduzir as desigualdades, ou seja, não deixar ninguém para trás, tendo em conta os actuais desafios impostos pelo processo de descentralização”, frisou o SP.


O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Alfredo Teixeira, destacou que os recursos energéticos de que Moçambique dispõe representam uma oportunidade para o desenvolvimento económico e social, salientando a necessidade de investimento em áreas que garantam uma maior redistribuição das receitas. “Será importante garantir que as receitas adicionais do gás sejam investidas nos sectores sociais e produtivos do país, de modo a assegurar um crescimento económico de qualidade e equitativo”, disse Teixeira, acrescentando que apesar da riqueza em recursos naturais, principalmente gás natural, o impacto na redução de pobreza dependerá da diversificação da economia e da criação de emprego.


O encontro que juntou representantes do Governo, sociedade civil e parceiros internacionais para um debate sobre os ODS adotados pela ONU, apreciou vários instrumentos, com destaque para as propostas dos Aceleradores dos ODS para Moçambique, do Quadro Nacional de Indicadores dos ODS, tendo sido igualmente partilhada a informação sobre o processo da elaboração do Relatório de Revisão Nacional de Voluntários de Moçambique.