Instrumentos de Gestão Económica e Social

Estudos

Cartas de Serviço

Moçambique tem condições para cumprimento da Agenda 2030 – afirma Adriano Maleiane

IMG 9552O Governo garante que estão criadas as condições básicas para a implementação da Agenda 2030 em Moçambique. A convicção é justificada pelo facto de os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) coincidirem com as prioridades do Programa de Governação (2015-2019), o que permitiu, à partida, assegurar o alinhamento dos Objectivos Estratégicos do Programa Quinquenal do Governo aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.


O facto foi partilhado há dias, em Maputo, pelo Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, na 18ª Sessão Plenária do Observatório de Desenvolvimento, com o objectivo de apresentar as realizações no âmbito da implementação das ODS.

 


IMG 9465Segundo Adriano Maleiane, um dos factores chave para o sucesso dos ODS no país passa por elaborar a Estratégia Nacional de Desenvolvimento, onde os objectivos e as metas anuais devem estar harmonizados.

Ademais, segundo Adriano Maleiane, para o alcance das metas dos ODS até 2030 é importante o envolvimento de todos os actores, como o Governo, sociedade civil, sector privado, academia, parlamentares, entre outros. “Neste contexto, apelamos ao engajamento de todos, nos seus sectores de trabalho, pensando sempre em sinergias e complementaridades. Tendo em mente as necessidades em termos de meios de implementação, as parcerias e recursos financeiros”, afiançou.

 

Para Maleiane, são notáveis os desafios que se impõem ao país quanto ao desenvolvimento sustentável, pelo impacto do fenómeno das mudanças climáticas e a vulnerabilidade aos desastres naturais. Acrescentou que este problema exige uma dinâmica prática na integração destes fenómenos nas políticas e estratégias sectoriais, sendo prioritário assegurar o princípio de inter-sectorialidade, que se exige na implementação da Agenda 2030.

IMG 9476De recordar que Moçambique, junto com 192 países membros da Organização das Nações Unidas, deliberou, de 25 a 27 de Setembro de 2015, em Nova Iorque, sobre um Plano de Acção Global de Desenvolvimento Sustentável de 15 anos, designado por Agenda 2030.

Contacto

Avenida 10 de Novembro, Praça da Marinha, Nº 929

Tel. 21 315015/ 21 315024

Fax 21 313747

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Maputo